top of page

ABANDONO ESCOLAR E SEUS FUNDAMENTOS





Entre os jovens de 15 a 17 anos, 52% não concluíram sequer o ensino médio. É fácil obter pesquisas que apontam o abandono escolar entre jovens de 13 a 17 anos. E também é comum encontrar escolas que perdem o interesse em mudar esta situação.

O número de jovens que abandonam a escola na rede pública é de 17%, enquanto na rede privada o índice é de 3%. Muitas dessas escolas públicas não têm estrutura para desenvolver recursos que tornem o ensinamento atrativo e interessante para os alunos.

André Ribeiro de 29 anos, abandonou a sala de aula aos 20, depois de ter repetido duas vezes o primeiro ano. Afirmou ter desistido, pois não tinha mais interesse, e a escola não proporcionava didáticas que despertassem seu empenho.

O que é normal nas instituições de ensino que buscam ter um sistema de educação padronizado e esquecem que os meios de ensino estão um tanto quanto ultrapassados para a geração de "agora".

O fato é que as escolas não conseguem mais atrair os alunos. E qual seria uma solução para tentar mudar essa situação?

Questionado sobre isso, o Professor de Sociologia Wagner Mangela de 37 anos, diz: “Para o aluno se sentir motivado, é preciso que ele sinta que a escola se interesse por ele e o acolha. O aluno é de total responsabilidade da escola e do professor. É mais que um dever a escola cuidar desses alunos que abandonam o ensino.”.

O percentual de jovens que tenham abandonado a escola sem terem pelo menos um professor que os motivassem, é 30% maior que aqueles que têm ou tiveram.

Beatriz Prado, de 20 anos, concluiu o ensino médio aos 18. Diz ter se encontrado profissionalmente e humanamente por meio de sua professora, que foi seu ponto de luz e lhe mostrou o caminho para seguir na vida. Para Beatriz é necessário que os professores sejam um espelho e referencia ao aluno.

Fica claro que, além da escola, o professor também tem um papel primordial na construção do jovem.




Fontes de pesquisas: Agência Brasil e Exame.abril.com.Br

Foto: Talita Ventura/ Legenda: Minha legenda: jovens que retratam um pouco o sentimento dentro da sala de aula.


Post Em Destaques
 Posts Recentes
Search By Tags
No tags yet.
Follow Us
  • Snapchat Social Icon
  • Facebook Basic Square
bottom of page