top of page

LUGAR DE APRENDER É... QUALQUER UM

Os seres humanos aprendem todos os dias, desde o dia em que nascem, seja aprender a andar, falar, escrever e entre outras coisas. Quando pequenos, aprendem a conviver em sociedade com conceitos pré-determinados como "aprender é na escola.”.

Mas será que só se pode aprender dentro da escola? No dicionário a palavra "aprender" significa: 1° receber conhecimento de ficar sabendo; 2° guardar na memória; 3° adquirir experiência, tirar proveito; 4° instruir-se. Então, quem disse que só se aprende na escola?

A professora de Língua Portuguesa da Escola Estadual Presidente Kennedy, Ana Paula de Almeida, de 33 anos relata “Algumas pessoas tem o costume de dizer: Ah, terminei a escola. Não tenho mais nada para aprender, já tô bem, tá tudo bem na minha vida. E, não. Você aprende diariamente, e não só no ambiente escolar.”.

Qual é a função da escola? Pelo texto "PARA QUE SERVE A ESCOLA" no site Ebah, a pedagoga Silvanete Maria formada na FACITE (Faculdade de Ciência, Tecnologia e Educação) diz: “A escola serve para contribuir no desenvolvimento das pessoas, prepara para a cidadania e qualifica o indivíduo para o trabalho.”. A escola faz uma preparação para o mundo, mas será que não se pode fazer isso em outro lugar?

Para a assistente técnica do Espaço Infantil Recreativo e Educacional Quadrangular Projeto Vida, Sandra Marise de Oliveira (52) “Ganhamos conhecimento no nosso dia a dia.”. O conhecimento está na família, que prepara para o mundo; em um parque, convivendo com pessoas diferentes; em um sarau, conhecendo novas ideias e formas diferentes de fazer arte; no cinema, onde se vê novas culturas sem sair do lugar e etc.

“Aprendo todos os dias, toda hora. Em todo lugar eu estou tirando proveito a algumas coisas, eu coloco em prática na minha vida, outras eu excluo, não servem pra mim” Diz Sandra.

Aprender é muita coisa, a escola é só um edifício, um espaço, e espaços tem em qualquer lugar, então o conhecimento também.

Para Ana Paula “Aprender é um processo contínuo e eterno.”, só deixamos de aprender quando morremos.



Fotos:(1) Larissa Dantas/ Legenda: Espaço de Aprendizagem (Praça do Campo Limpo)

(2) Larissa Dantas/ Legenda: Aprendendo a conviver em sociedade, a ganhar, a perder e a competir


Post Em Destaques
 Posts Recentes
Search By Tags
No tags yet.
Follow Us
  • Snapchat Social Icon
  • Facebook Basic Square
bottom of page